Raphael Vasconcelos e Nestor Távora palestram no lançamento da 3ª edição da Revista Arandu

Evento aconteceu no Museu Sacaca na última sexta-feira, 17, e contou com 165 participantes.

Por Ingra Tadaiesky
18 Nov de 2023, 6 meses atrás
Raphael Vasconcelos e Nestor Távora palestram no lançamento da 3ª edição da Revista Arandu

 

Em uma cerimônia marcante, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) por meio da Escola Superior (ESUDPE), conduziu uma Aula Magna para celebrar o lançamento da 3ª edição da Revista das Defensorias Públicas do Norte do Brasil - Arandu, Norteando Direitos. O evento aconteceu no Museu Sacaca na última sexta-feira, 17, e contou com a participação dos renomados especialistas Prof. Dr. Nestor Távora e Prof. Dr. Raphael Vasconcelos.

Com uma plateia de 165 participantes, os palestrantes abordaram temas que permeiam os direitos humanos e crimes ambientais.

O professor Raphael Vasconcelos abriu a programação com a palestra “Direito Internacional, Direitos Humanos e o Brasil: perspectivas locais e regionais”.

Ele falou sobre o que chama de “Conto Sudestino”, uma teoria que consiste em enxergar, de forma estigmatizada, o conhecimento desenvolvido nos grandes centros urbanos do país como superiores ao desenvolvido nas demais regiões do Brasil.

Para ele, esse é um pensamento que deve ser extinto. “Eu sou totalmente contra o ‘conto sudestino’, minha trajetória é toda de direito internacional mas quando vim na região norte eu me apaixonei. O conhecimento desenvolvido aqui é importantíssimo, pois só com ele podemos saber o que a Amazônia tem a dizer e a Revista Arandu é prova da relevância disso”, disse o professor.

Com o tema “O novo processo penal na perspectiva dos crimes ambientais” o professor Nestor Távora encerrou o evento.

“Estar integrando esse evento é algo extremamente honroso pois nos traz uma imensa troca de experiências entre regiões. Os temas que trouxe para o debate hoje permeiam questões ambientais, resguardo dos povos indígenas e principalmente o Direito Processual Penal inserido nessas discussões”, disse Nestor.

Bianca Santana está no último semestre da faculdade de direito e acompanha o trabalho dos palestrantes desde o início da sua graduação através das redes sociais e cursos online. Para a estudante, poder estar presencialmente em uma palestra dos professores foi um experiência única.

“Foram aulas extremamente interessantes e de suma importância para somar no conhecimento que estou adquirindo na graduação”, disse a estudante.

A Revista Arandu é uma publicação científica das Defensorias Públicas do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e, a cada ano, uma das sete Defensorias da região Norte é responsável por coordenar a revista. Em 2023, a Defensoria Pública do Amapá foi a instituição responsável por presidir a organização do periódico.

Segundo o diretor da ESUDPE, Jefferson Teodosio, a Revista Arandu tem o objetivo de promover a integração das Defensorias da região Norte do país através da troca de conhecimento entre as instituições.

“Este ano nos foi incumbido o trabalho de publicar e sediar a revista e nos dedicamos desde o início de 2023 a fazê-lo da forma mais eficiente e célere possível. É um momento de consolidação do trabalho da Escola Superior, pois vai para além da instituição prestando um serviço para a comunidade”, disse o diretor.

A Aula Magna proporcionou uma experiência enriquecedora e destacou a relevância desta publicação científica nas Defensorias Públicas do Norte do Brasil.

“A Revista Arandu formaliza a troca de experiências entre as defensorias do norte do Brasil e a DPE do Amapá sem dúvidas tem muito a contribuir com a comunidade acadêmica nacional”, disse a defensora pública- geral em exercício, Elena Rocha.