Recondução de José Rodrigues é comemorada por autoridades

A solenidade reuniu autoridades dos três poderes e defensores públicos-gerais e corregedores-gerais de todo o Brasil

Por Caroline Mesquita
23 Mar de 2024, 1 mês atrás
Recondução de José Rodrigues é comemorada por autoridades

 

Autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário prestigiaram, na noite de sexta-feira, 22, a solenidade de recondução do defensor público-geral do Amapá, José Rodrigues, para o biênio 2024-2026. O evento, promovido pela Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), ocorreu no auditório do Tribunal Eleitoral do Amapá - Zona Norte.

A cerimônia contou também com a participação de mais de 50 representantes da Defensoria Pública de todo o país, entre defensores-gerais e corregedores-gerais, além da presença de membros da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep).

O governador do Amapá, Clécio Luís Vieira, desejou sucesso ao defensor público-geral e aos novos empossados da administração, além de parabenizar por fazer chegar o acesso à justiça a quem precisa.

"Vamos em todo município que tem uma comarca, e tem uma defensoria também funcionando. Estou muito feliz e podem contar comigo para andarmos para frente", garantiu o gestor do Executivo Estadual.

Rivana Ricarte, presidente da Anadep, recordou que há quase cinco anos, esteve no Amapá para a posse dos primeiros defensores públicos, inclusive a posse do defensor José Rodrigues, e a data marcou também o início da Defensoria Pública amapaense nos moldes constitucionais.

"Existem muitos motivos para enaltecer a recondução do defensor público-geral José Rodrigues. Pelo reconhecimento do trabalho de estruturação, da interiorização e de ser referência para o Norte. Percebemos essa mudança. É muita justa essa recondução. Toda essa representação institucional demonstra o sucesso da Defensoria e dessa liderança", destacou Ricarte.

Para o presidente do Condege, Oleno Matos, o a recondução não representa apenas uma continuidade da gestão exemplar de uma instituição, também mostra o compromisso com a sociedade amapaense.

"Os dois últimos anos em que José Rodrigues esteve à frente da Defensoria do Amapá, testemunhei sua competência, compromisso e paixão pela instituição. Certeza que essa liderança continuará fazendo uma gestão exemplar, fazendo da Defensoria uma extensão da democracia, da justiça e da cidadania", disse o presidente.

O defensor público-geral, José Rodrigues, agradeceu a todos e afirmou seu compromisso em continuar lutando pela igualdade e justiça social. Ele mencionou também o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Lucas Barreto, bem como da Bancada Federal, que aportaram recursos para a instituição que hoje são pilares dos projetos da DPE-AP.

"Construímos uma história e aproximamos o acesso à justiça do cidadão amapaense, atuando em prol de quem mais precisa. Temos orgulho de dizer que zeramos a fila de atendimento da Defensoria do Estado do Amapá. Hoje quem chega na instituição é imediatamente atendido. E nosso objetivo é melhorar cada vez mais", finalizou o gestor.