Ressocialização: DPE-AP participa de encerramento dos cursos de qualificação profissional para egressos do sistema prisional

Encerramento das capacitações ocorreu na última terça-feira, 9.

Por Jeanne Maciel
11 Ago de 2022, 2 anos atrás
Ressocialização: DPE-AP participa de encerramento dos cursos de qualificação profissional para egressos do sistema prisional

 

A última terça-feira, 9, foi de recomeços para os 40 alunos, entre egressos do sistema prisional e familiares, participantes do projeto de qualificação profissional do Escritório Social da Vara de Execuções Penais de Macapá. A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), que participa desse termo de cooperação, esteve presente no encerramento dos cursos.

As qualificações de gesseiro, vendedor e pintor de obras teve duração de dois meses e incluiu etapas de autoconhecimento, gestão e orientação empreendedora, desprisionização por meio da valorização dos potenciais, capacitação, elaboração de planos de desenvolvimento pessoal e processo de sensibilização da rede parceira de empregadores.

Para a defensora pública Elane Dantas, coordenadora Núcleo de Execução Penal de Macapá, o projeto de capacitação profissional é uma importante ferramenta para a reintegração social.

“Ao desenvolver as potencialidades do egresso, o projeto incentiva e viabiliza a sua reinserção no mercado de trabalho, sendo este fator decisivo para sua efetiva ressocialização”, reiterou a defensora pública.

A capacitação é uma parceria do Escritório Social do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) com Secretaria de Estado de Educação (SEED), Programa Nacional de Acesso ao Técnico e Emprego (PRONATEC) e Centro de Educação Profissional Professora Maria Salomé Saris.