Sala de Amamentação da DPE-AP é destaque em 2ª Jornada Municipal de Aleitamento Materno

Instituição é o primeiro órgão público a ter esse espaço.

Por Rafael Guerra
28 Ago de 2023, 9 meses atrás
Sala de Amamentação da DPE-AP é destaque em 2ª Jornada Municipal de Aleitamento Materno


Inaugurada em março deste ano, a Sala de Amamentação da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) é considerada mais uma ferramenta de acesso à justiça, já que ela garante que as mães que ainda estão em fase lactante, não têm uma rede de apoio e precisam de atendimento da instituição, tenham um espaço seguro e confortável para alimentar, higienizar ou simplesmente acalmar seus filhos.

A experiência na criação da sala foi contada na manhã desta quinta-feira, 24, pela defensora pública Gleyseny Rodrigues, na 2ª Jornada Municipal de Aleitamento Materno promovida pela Prefeitura de Macapá. Na oportunidade, Gleyseny lembrou que, entre os órgãos públicos, apenas a DPE-AP possui o espaço.

“Somos o primeiro órgão público a ter essa sala e já estamos expandindo. A sede de Santana, que será inaugurada em setembro, já conta com um espaço acolhedor e todo pensado para garantir o conforto da mãe e do bebê que nos procuram”, explicou a defensora.

O evento também contou com a participação de enfermeiras e nutricionistas da atenção básica de saúde que orientaram o público, formado por profissionais de saúde, quanto à extração e acondicionamento do leite humano, além do compartilhamento das experiências com a sala de apoio à amamentação da UBS São Pedro.

Segundo a secretária de Saúde de Macapá, Érica Aymoré, o objetivo da Jornada é ter uma rede de profissionais de saúde capacitada para fomentar o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida e complementar até, pelo menos, os 24 meses.

“Temos investido muito nessa política de apoio à amamentação, porque acreditamos que essa prática impacta a saúde da população a curto, médio e longo prazo”, pontuou Érica.

Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é a forma mais eficaz de proteção contra a mortalidade infantil. É através do aleitamento que a criança recebe os nutrientes e anticorpos necessários para se proteger de infecções, alergias e outras doenças, além de gerar um vínculo de segurança e amor entre a mãe e o bebê.