Segundo dia de curso da DPE-AP discute atendimento e dignidade de pessoas de baixa renda

Palestrante Maurício Pereira falou sobre a importância da empatia no atendimento a assistidos em situação de vulnerabilidade social.

Por Laura Machado
21 Set de 2022, 2 anos atrás
Segundo dia de curso da DPE-AP discute atendimento e dignidade de pessoas de baixa renda

 

O segundo dia do curso de Práticas Forenses Criminais Essenciais, ofertado pela Escola Superior da Defensoria Pública do Amapá, discutiu nesta terça-feira, 20, o tema “Prescrição da pena e a atuação do defensor público criminal para o reconhecimento deste instituto”.

O advogado criminalista, especialista em ciências penais e palestrante, Maurício Pereira, afirmou que a maioria do público atendido na Vara Criminal é de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“A DPE é responsável por atender a maior parte da clientela criminal. Infelizmente, no Brasil, as pessoas hipossuficientes são mais criminalizadas e, muitas vezes, há casos que parecem estar ‘perdidos’, mas o defensor, com o conhecimento em relação à prescrição de pena, vê que aquela pessoa faz jus à ação executória da pena”, defendeu o palestrante.

Também foram apontadas dificuldades enfrentadas pela Justiça no Brasil, como as altas taxas de condenação de pessoas negras e com baixa renda.

“Hoje em dia nós sabemos que as pessoas que utilizam tornozeleira eletrônica, por exemplo, são em maior parte ricas e com boas condições. Pessoas negras e pobres, quase sempre, são presas na primeira oportunidade”, explicou Maurício Pereira.

Um estudo feito pelo International Center for Criminal Studies (ICCS), mostrou que a taxa média de encarceramento em todo o mundo é de 144 detentos a cada 100 mil habitantes. Já no Brasil, esse número salta para 300.

“Não se pode tirar da pessoa presa, a esperança de sair da cadeia. Nós temos que acreditar em um sistema punitivo que ressocialize o homem, não podemos crer em um sistema que brutalize o homem”, pontuou.

O curso segue até sexta-feira, 23, no auditório da OAB-AP, na Rua Binga Uchôa, nº 26, Centro.

Na quarta-feira, 21, o tema do curso é o “Direito penal do inimigo: aspectos práticos e jurisprudência do STJ”, com o defensor público e coordenador do Núcleo Especializado Criminal de Macapá, Jefferson Teodósio.

Os inscritos nas atividades ofertadas vão receber certificado de 30h.