Semana da Defensoria Pública é comemorada com justiça, arte e diáogo com a sociedade

Programação intensa inicia na segunda, 19, e segue até sexta-feira, 23.

Por Caroline Mesquita
15 Mai de 2025, 2 dias atrás
Semana da Defensoria Pública é comemorada com justiça, arte e diáogo com a sociedade

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) vai realizar, entre os dias 19 e 23 de maio, uma semana de atividades especiais em homenagem ao Dia da Defensoria, da Defensora e do Defensor Público, celebrado em 19 de maio. Mais do que uma comemoração, a programação foi pensada com cuidado para ser um espaço de escuta, aprendizado e construção coletiva.

As atividades acontecem na sede administrativa da instituição, em Macapá, e foram organizadas para aproximar a Defensoria da população, promover reflexões sobre temas urgentes e contribuir com a formação de quem atua nas áreas da comunicação e do Direito.

A abertura será na segunda-feira, 19 de maio, às 10h30, com a exposição fotográfica “Defensoria Presente Muda a Vida da Gente”. A mostra reúne 35 registros produzidos por servidores e membros da instituição, que revelam, por meio das imagens, a força do trabalho da Defensoria Pública do Amapá e seu impacto real na vida das pessoas. Cada foto carrega histórias de acolhimento, luta, transformação e esperança.

Na terça-feira, 20 de maio, às 18h, será realizado o 2º Fórum de Direitos Humanos para a Imprensa. O convidado deste ano é o jornalista Marcelo Canellas, reconhecido nacionalmente por suas reportagens sobre direitos humanos e justiça social. Ele apresentará a palestra “O Jornalismo como voz da dignidade e liberdade”, provocando uma reflexão profunda sobre o papel da mídia na defesa dos direitos fundamentais.

Canellas também ministrará a oficina “Carpintaria – Micronarrativas para Vídeos Online”, voltada a estudantes de comunicação. Na atividade, ele vai compartilhar sua experiência na produção de vídeos e documentários e apresentar todas as etapas do processo criativo, da ideia inicial à edição final. Também vai abordar o mercado de trabalho para esse tipo de conteúdo e o potencial das histórias curtas contadas com sensibilidade.

De quarta a sexta-feira, sempre às 18h, será realizada a III Semana Jurídica da Defensoria Pública do Amapá, com o tema “Justiça, Meio Ambiente e Direitos Fundamentais”. O evento contará com a presença de grandes juristas brasileiros, como Rogério Sanches, Alice Bianchini, André Ramos, Flávio Martins, Soraia Mendes, entre outros, em três dias de debates sobre temas que impactam diretamente a vida das pessoas e os rumos do país.

“Este ano, as questões ambientais e os direitos fundamentais estão no centro dos debates, influenciando inclusive o cenário político local. Por isso, a Defensoria decidiu trazer esse tema à tona com profundidade, reunindo especialistas que realmente fazem a diferença no país”, afirmou Jefferson Teodósio, diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Amapá.