“Só com a independência da mulher conseguimos quebrar o ciclo da violência”, diz defensora pública em evento do Tjap

Roda de Conversa com os jornalistas, com o tema Papel do Sistema de Justiça no combate à Violência Doméstica, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 16.

Por Rafael Guerra
16 Ago de 2021, 3 anos atrás
“Só com a independência da mulher conseguimos quebrar o ciclo da violência”, diz defensora pública em evento do Tjap

 

A defensora pública Elena Rocha, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher, participou da Roda de Conversa com os jornalistas, na manhã desta segunda-feira, 16. O encontro, com o tema Papel do Sistema de Justiça no combate à Violência Doméstica, é parte da programação Agosto Lilás do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).

O anfitrião foi o desembargador Carmo Antônio de Souza, acompanhado dos juízes Normandes Sousa e Michelle Farias. Também estavam presentes a promotora Alessandra Moro, vice-presidente da OAB Patrícia Aguiar, Ten.Cel Josele e delegado Uberlândio Gomes.

Entre as ações para combater a violência doméstica, o principal foco da Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) é a educação em direitos. Segundo a defensora pública, muitas vezes a mulher não sabe que está em situação de violência.

“É necessário trabalhar na emancipação da mulher, tanto da dependência financeira quanto da emocional. Só com a independência da mulher conseguimos quebrar o ciclo da violência”, pontuou Rocha.

Nesses casos, a atuação da DPE-AP é multidisciplinar, com o primeiro acolhimento sendo feito por uma psicóloga. A assistência jurídica é feito na sequência.

A Defensoria Pública também acredita na inclusão do homem nas discussões relacionadas à violência contra à mulher, afinal, em regra, eles são os agressores.

“O contexto do machismo estrutural é tão intenso, que muitas vezes o homem não tem consciência ou referência de suas atitudes. Precisamos conscientizá-los para que entendam seu papel na sociedade, só assim superamos o ciclo da violência de maneira completa”, explicou a defensora pública.

Rocha também destacou que, na DPE-AP, mulheres em situação de violência são atendidas independente da situação financeira. Nesses casos, além de medida protetiva e acompanhamento processual, é possível atuar em ações de divórcio e pedidos de pensão alimentícia para filhos.