Subdefensora pública-geral fala sobre o papel da Defensoria Pública na garantia de direitos da Mulher

A palestra, na sede da OAB, fez parte do 1° Encontro Estadual Dialogando a Patrulha Maria da Penha.

Por Ingra Tadaiesky
28 Mar de 2023, 2 anos atrás
Subdefensora pública-geral fala sobre o papel da Defensoria Pública na garantia de direitos da Mulher

Na manhã desta terça-feira, 20, a subdefensora pública-geral, Elena Rocha, ministrou a palestra “A Atuação da Defensoria Pública na defesa da mulher e a importância da interlocução dos órgãos da rede de proteção para a efetividade das medidas”, no 1° Encontro Estadual Dialogando a Patrulha Maria da Penha.

“Na palestra, pude explicar como a Defensoria atua na defesa dos direitos da mulher e ressaltar a importância da interlocução entre os órgãos, para que a gente consiga garantir a eficiência e eficácia das medidas eventualmente concedidas. Assim, a rede pode aprimorar cada vez mais sua atuação”, explicou a subdefensora pública-geral, Elena Rocha.

Encerrando o Mês da Luta da Mulher, a ação foi voltada para policiais militares, acadêmicos de direito e administração e toda a Rede de Atendimento à Mulher (RAM), com o intuito de trazer à tona o debate acerca da proteção e garantia de direitos das mulheres, além de melhorar a atuação da Patrulha Maria da Penha com os órgãos públicos inseridos no RAM.

A Patrulha Maria da Penha acolhe e monitora mulheres que solicitaram ou já estão com Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), com o objetivo de garantir seus direitos através de atendimento jurídico, psicológico, de assistência social e intervenção policial.

O encontro foi realizado pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPM) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Amapá (OAB-AP), e contou com as presenças de Nádia Gerhard, idealizadora da Patrulha Maria da Penha e delegada Sandra Dantas, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DCCM).