Subdefensora pública-geral faz consultoria com Núcleo de Investigação Defensiva da Defensoria Pública do RJ

O Núcleo presta apoio técnico-pericial para auxiliar em processos de defesa criminal.

Por Ingra Tadaiesky
21 Ago de 2024, 2 meses atrás
Subdefensora pública-geral faz consultoria com Núcleo de Investigação Defensiva da Defensoria Pública do RJ

 

Na tarde da terça-feira, 20, a subdefensora pública-geral do Amapá, Adegmar Loiola, esteve na Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) em uma consultoria com o Núcleo de Investigação Defensiva (NIDEF). O Núcleo presta apoio técnico-pericial para auxiliar em ações de defesa criminal.

Adegmar Loiola ressaltou a importância de manter a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) sempre atualizada com o cenário nacional e explicou que a prática do NIDEF é inovadora e representa mais segurança nos procedimentos judiciais, juntando provas que possam atenuar condenações e até mesmo extingui-las.

“Buscamos essa consultoria para conhecer e saber como o Núcleo funciona, para que possamos buscar e viabilizar a implantação na DPE-AP. Essa é uma forma eficaz de garantir a efetiva defesa dos nossos assistidos demonstrando para o judiciário e para um eventual plenário do júri, de forma técnica, tudo aquilo que nós já falamos em nossas defesas”, explicou a subdefensora pública-geral.

O Núcleo de Investigação Defensiva da Defensoria Pública do Rio de Janeiro é o primeiro do Brasil e foi instituído pela Resolução n° 1.179, de 29 de setembro de 2022. O NIDEF conta com o Laboratório de Ciências Forenses constituído por dois peritos e cinco consultores externos que atuam para a Defensoria Pública exclusivamente em ordem técnica a fim de orientar a estratégia de defesa a ser seguida.