"Técnicas de resolução de conflitos trazem soluções mais eficientes e duradouras para as pessoas", diz defensor em workshop sobre Justiça Restaurativa

Palestrante australiano Terry O’Connel é referência mundial em práticas e diálogos transformativos.

Por Laura Machado
07 Nov de 2022, 2 anos atrás
"Técnicas de resolução de conflitos trazem soluções mais eficientes e duradouras para as pessoas", diz defensor em workshop sobre Justiça Restaurativa

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) participou nesta segunda-feira, 7, do primeiro dia do workshop internacional “Como tornar a sua prática mais impactante: diálogos transformativos e Justiça Restaurativa”, com o australiano Terry O’Connel.

As atividades seguem até terça-feira, 8, no auditório da Fecomércio Amapá, para capacitar diversas instituições que compõem a Justiça no estado, para atender pessoas em situação de vulnerabilidade que necessitam de conciliações.

“O que levaremos daqui é justamente a importância de dar protagonismo para aqueles que estão sendo assistidos. Nosso trabalho é tentar buscar meios de solucionar conflitos de uma forma não-agressiva e com mais efetividade, trabalhando sempre nas relações”, explicou a subdefensora pública-geral, Elena Rocha.

A Justiça restaurativa tem como princípio diminuir os danos causados não somente à vítima, mas a toda a sociedade. Essa prática é contrária ao punitivismo e busca aproximar todas as partes envolvidas, através de procedimentos conciliatórios.

Além da subdefensora, assessores, estagiários e outros servidores também fizeram parte das aulas. O diretor da Escola Superior (ESUDPE), Roberto Coutinho, destacou a importância da capacitação para os membros da instituição.

“Na prática lidamos constantemente com conflitos de diferentes ordens e, muitas vezes, esse conflito tem por trás uma relação pessoal mal resolvida. Quando aprimoramos nossas técnicas de resolução de conflitos, trazemos soluções mais eficientes e duradouras para as pessoas”, afirmou Coutinho.