Tirza Abbin é a nova defensora pública do Amapá

Tirza Amélia Oliveira de Rocha Abbin, 53 anos, tomou posse nesta segunda-feira, 16, em solenidade realizada na Defensoria Pública do Amapá.

Por Caroline Mesquita
16 Set de 2024, 4 meses atrás
Tirza Abbin é a nova defensora pública do Amapá

 

O Amapá agora conta com mais uma defensora pública para fortalecer o acesso à justiça e garantir assistência jurídica gratuita à sua população. Tirza Amélia Oliveira de Rocha Abbin, 53 anos, tomou posse nesta segunda-feira, 16, em solenidade realizada na Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP).

Tirza Abbin é curitibana e sua história com a Defensoria Pública iniciou em 2012, quando atuou como assessora de Estabelecimento Penal da Defensoria Pública do Paraná em um período em que estavam ocorrendo várias rebeliões no seu estado. Um ano depois, em 2013, foi uma das primeiras servidores públicas concursadas da instituição, onde permaneceu até agora, quando tomou posse como defensora pública do Amapá.

“Eu era defensora desde quando era assessora, porque o espírito da Defensoria já estava em mim. Em 2012, me apaixonei pela instituição, pelo trabalho e pelo reconhecimento dos assistidos”, contou Abbin.

Tirza é formada em Direito pela Universidade Dom Bosco e também cursou a Faculdade de Artes do Paraná. Antes da carreira jurídica, trabalhou como professora de artes do ensino fundamental.

“Só pude estudar depois de certa idade e ser defensora era uma meta de vida profissional. Não é fácil chegar aqui, principalmente quando se tem filhos, família, trabalho, a idade também não ajuda muito a memória no estudo, então para mim é uma vitória que tem um gosto muito especial”, comemorou.

José Rodrigues, defensor público-geral, deu boas-vindas à nova defensora pública e acrescentou que para conseguir tomar posse em um cargo extremamente concorrido, como de defensor público, é necessário muita resiliência, força e coragem.

“Eu peço que use toda essa força a coragem que você já mostrou que tem para construir conosco a Defensoria Pública do Amapá como a melhor Defensoria Pública do país, com o melhor serviço de acesso à justiça possível e imaginável para a nossa população”, convidou o gestor.

Participaram da solenidade membros e servidores da DPE-AP e Camila Oliveira Afonso, filha de Tirza.