Último dia de Semana Jurídica abre com palestra sobre Justiça 4.0, do desembargador Rommel Araújo

Rommel apresentou para o público presente os desafios da pandemia e a reinvenção do Poder Judiciário.

Por Jeanne Maciel
22 Mai de 2023, 11 meses atrás
Último dia de Semana Jurídica abre com palestra sobre Justiça 4.0, do desembargador Rommel Araújo

 

O último dia da Semana Jurídica da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) iniciou com a palestra "O papel da Defensoria Pública na garantia dos Direitos Constitucionais na Justiça 4.0", do desembargador Rommel Araújo. O evento encerrou na sexta-feira, 19.

Rommel apresentou para o público presente os desafios da pandemia e a reinvenção do Poder Judiciário nessas circunstâncias. Segundo o desembargador, a principal características da Justiça 4.0 é a utilização de novas tecnologias para a digitalização e virtualização dos processos.

"As audiências começaram a ser realizadas no ambiente virtual, os autos processuais, os juízes atendendo por balcão virtual. Isso agilizou muito o trabalho e esse papel foi desempenhado muito bem pelos defensores, que tiveram muitas vezes, pelo ambiente virtual, o primeiro contato com o assistido", pontuou Rommel.

Para a virtualização da justiça, o desembargador disse ser necessário a ampliação do acesso à Internet e há programas do Poder Judiciário, como o Parceiro Digital, onde parceiros disponibilizam Internet para quem precisa participar de audiência virtual.

"Há uma pesquisa divulgada pelo Portal G1 onde diz que 83% da população do Amapá está conectada à internet. Para o restante da população, nós levamos jurisdição com os parceiros digitais e com o trabalho que sempre foi feito pelo Tribunal de Justiça, que é o da Justiça Itinerante e Fluvial. Nós não estamos desamparando e deixando de olhar para o assistidos", disse o desembargador.

A palestra foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelo YouTube da Defensoria Pública do Amapá, onde pode ser acessada.