"Vim atrás da Defensoria para me ajudar nessa retificação", diz idoso em mutirão da Carreta

Mutirão de atendimentos jurídicos aconteceu na Feira Tucuju de Agricultura Familiar

Por Caroline Mesquita
03 Ago de 2024, 3 meses atrás
"Vim atrás da Defensoria para me ajudar nessa retificação", diz idoso em mutirão da Carreta

 

O idoso Antônio Luiz Bôa Neto, de 60 anos, aproveitou para tirar dúvidas e solicitar a retificação da sua certidão de nascimento no mutirão da Carreta da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), realizado neste sábado, 3, na Feira Tucuju de Agricultura Familiar, em Macapá.

Antônio mora em Macapá há muito tempo, mas é natural de Barra da Corda, no Maranhão. Recentemente, enfrentou problemas para tirar a segunda via da sua identidade devido a um erro na matrícula da sua certidão de nascimento. Para ele, o documento de identidade é fundamental para resolver processos no banco.

"Não estão aceitando mais a minha identidade por ela ser antiga. Tentei tirar uma nova, mas disseram que a matrícula da certidão está errada. Pediram para eu retificar, mas o cartório é no Maranhão. Vim atrás da Defensoria para me ajudar nessa retificação", disse o idoso.

Antônio foi um dos atendidos no mutirão da DPE-AP na Feira Tucuju de Agricultura Familiar, evento que leva ao público artesanato e variedade de produtos orgânicos cultivados no Amapá, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Sistema de Cooperativas do Amapá.

Para o defensor público-geral José Rodrigues, é essencial participar de eventos como esse que, além de fomentar o desenvolvimento social, oportuniza aos produtores locais e público terem acesso a Defensoria Pública. "Mesmo que a Defensoria do Amapá esteja em todas as comarcas, muitos produtores moram bem longe da cidade e pra eles é muito difícil ir até nós", considerou o gestor.

O próximo mutirão da Carreta da Defensoria Pública será realizado no próximo sábado, 10, a partir das 8h, no Parque do Meio do Mundo.